sexta-feira, 6 de junho de 2014

O QUE É EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Educação inclusiva é uma ação educacional humanística, democrática, amorosa, mas não piedosa, que percebe o sujeito em sua singularidade e que tem como objetivo o crescimento, a satisfação pessoal e a inserção social de todos. É um processo em que se amplia a participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular. A educação inclusiva desloca o enfoque individual, centrado no aluno, para a escola, reconhecendo no seu interior a diversidade de diferenças individuais, físicas e sociais. Portanto, é possível concluir que a educação inclusiva tem por princípio a valorização da diversidade humana em seus múltiplos aspectos: culturais, sensoriais, étnicos, físicos, mentais. Mussi (2008) afirma que a inclusão não deve ser vista como algo a ser conquistado, mas como direito de todos encontrarem as condições necessárias para seu desenvolvimento.
FONTE: http://www.deficiencia.no.comunidades.net/index.php?pagina=1115276908

quinta-feira, 5 de junho de 2014

DIFERENÇA ENTRE ENSINO INTEGRADO E ENSINO INCLUSIVO

O ensino integrado serviço de apoio especializado de natureza pedagógica, ofertada nos estabelecimentos de ensino regular, com atividades desenvolvidas de acordo com as áreas e necessidades dos alunos; refere-se às crianças com deficiência aprenderem de forma eficaz quando frequentam as escolas regulares, tendo como instrumento a qualidade do ensino. No ensino integrado, a criança é vista como sendo portadora do problema e necessitando ser adaptada aos demais estudantes. É um processo dinâmico de participação de pessoas num contexto relacional com interação nos grupos sociais, independentemente de quais sejam os sujeitos. Implica viver e conviver em comunidade, por meio de uma participação ativa, com direitos e deveres estabelecidos. O ensino inclusivo toma por base a visão sociológica de deficiência e diferença, reconhece assim que todas as crianças são diferentes, e que as escolas e sistemas de educação precisam ser transformados para atender às necessidades individuais de todos os educando com ou sem necessidade especial.


quarta-feira, 4 de junho de 2014

ACESSIBILIDADE NAS ESCOLAS

Promover a acessibilidade no ambiente construído é proporcionar condições de mobilidade, com autonomia e segurança, eliminando as barreiras arquitetônicas e urbanísticas nas cidades, nos edifícios, nos meios de transporte e de comunicação. Isto constitui um direito universal resultante de conquistas sociais importantes, que reforçam o conceito de cidadania. Um espaço construído, quando acessível a todos, é capaz de oferecer oportunidades igualitárias a todos seus usuários. Acredito que tem que haver melhorias na estrutura existente para facilitar a aplicação da educação inclusiva, assim como a capacitação dos professores.



LEGISLAÇÃO NACIONAL DA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Constituição Federal de 1988 – Educação Especial
 Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Lei nº 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBN
Lei nº 8069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente – Educação Especial
Lei nº 10.098/94 - Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências.
Lei nº 10.436/02 – Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências.
Lei nº 7.853/89 – CORDE – Apoio às pessoas portadoras de deficiência.
Lei Nº 8.859/94 - Modifica dispositivos da Lei nº 6.494, de 7 de dezembro de 1977, estendendo aos alunos de ensino especial o direito à participação em atividades de estágio.